NOTÍCIAS

Itupeva: Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância é apresentado aos secretários


Apresentação do Programa foi feita na manhã desta segunda-feira (10) no CCI.

A Prefeitura de Itupeva promoveu, na manhã desta segunda-feira (10), o Encontro de Secretários, no Centro de Convivência do Idoso, para apresentação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

A apresentação contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, e foi conduzida pelo Comitê Municipal da Primeiríssima Infância.

“Itupeva é uma referência na Primeiríssima Infância e esse encontro teve por objetivo sensibilizar todas as áreas dentro da administração municipal, para caminharmos juntos, pensando em políticas efetivas, olhando sempre pelas crianças, que representam o futuro da cidade”, destacou o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa.

O programa em questão consiste num trabalho intersetorial entre as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, que atuam com ações para promoção de políticas públicas, em prol das crianças da primeira infância (de 0 a 6 anos).

Anualmente são realizados em todos os municípios inseridos no Programa (Itupeva, Jundiaí, Jarinu, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Louveira, Várzea Paulista e Morungaba) dois eventos que coroam as ações desta iniciativa: Semana Mundial do Brincar, que em 2021 será de 22 a 30 de maio, e a Semana do Bebê, na primeira semana de agosto.

Os eventos são importantes para sensibilizar e fortalecer os vínculos entre as famílias e o quanto é fundamental promover o desenvolvimento infantil na primeira infância.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Aline Alves, ressaltou que o trabalho entre as secretarias é imprescindível para o crescimento do programa no município. “Nós já desenvolvemos um trabalho de referência, mas pensamos sempre na ampliação, unindo forças com o esporte, com a infraestrutura, com o meio ambiente, ou seja, com todas as áreas. Afinal, a criança está inserida em tudo e essa mobilização deve ser sempre uma prioridade”, comentou.

Já a secretária municipal de Saúde, Luciane Alves da Cunha, salientou a importância do programa para o município e declarou o quanto é fundamental o trabalho em sua área específica. “A cidade que se preocupa com a criança preserva os seus valores e demonstra integridade. Na área da saúde, quando conseguimos dar esse suporte às crianças, a maior gratidão é por parte dos pais, que notaram esse cuidado demonstrado com toda à família”, disse.

O secretário municipal de Educação, Fábio José de Andrade, enfatizou que o Programa Primeiríssima Infância sempre foi importante na cidade. Porém, neste período de pandemia sua atuação é, ainda, mais valorizada. “Temos exemplos de crianças com 4 anos, que, neste momento, não frequentaram creches e não tiveram experiências de compartilhar amizades, aprendizados, materiais e nem brincadeiras. Praticamente, 50% de suas vidas estão sendo dentro de casa, sem a socialização. Portanto, o Programa Primeiríssima Infância é essencial neste momento, para preencher essa lacuna e promover esse desenvolvimento que ficou defasado neste período”, comentou.

A articuladora do Programa Primeiríssima Infância, Rosângela Aparecida Veronezze Alves da Silva, ressaltou que, mesmo neste período de pandemia, as ações já existentes acontecerão, porém, num formato diferente. “Em 2021, vamos continuar com o Drive-Thru da Semana do Brincar e Semana do Bebê, além disso, as plataformas digitais serão utilizadas para transmitir a mensagem do programa às famílias e às crianças. Trata-se de um momento atípico, mas que nos mantém conectados com a proposta do programa”, finalizou.
__
Mais notícias de Itupeva no Portal 7 Cidades.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



NOTÍCIAS  |   21/06/2021 19h35

Itupeva - SP
 

NOTÍCIAS  |   20/06/2021 16h25

Itupeva - SP
 

NOTÍCIAS  |   19/06/2021 14h21

Itupeva - SP