NOTÍCIAS

Jundiaí constrói e revitaliza áreas públicas em todas suas regiões


A rua Doutor Eloy Chaves, na Ponte São João, recebeu uma praça com conceito pet e família.

Ao longo de 2020 e nos primeiros meses de 2021, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, construiu e revitalizou áreas urbanas, parques e praças em diferentes regiões de Jundiaí. São mais de 20 espaços públicos construídos e que receberam melhorias ao longo de 16 meses. A maioria já foi entregue à população e as obras continuam em andamento.

“Nossa proposta sempre foi criar espaços de lazer para as pessoas, dar opções para as famílias dentro de seus próprios bairros, o que explica o investimento em diferentes regiões de Jundiaí”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado. “Isso significa qualidade de vida, valorização do espaço público.” O prefeito também explica que praças e parques estão sendo equipados pensando cada vez mais nas crianças, atendendo as diretrizes do programa municipal Cidade das Crianças, da Rede Urban95 e da campanha Jundiaí Pé de Infância. “Se o espaço público é bom para a criança, é bom para o pai, para a mãe, é bom para todos.”

O gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, explica que todas as obras, em diferentes bairros e regiões, ocorreram em pleno diálogo com a comunidade. “Mesmo em um momento de pandemia nós não paramos as obras e entregamos praças e áreas urbanas importantes para a comunidade.” O gestor também recorda outro desafio: com a pandemia, o insumo da construção civil está mais caro e mais difícil de ser encontrado, causando alguns atrasos.

Entre os bairros beneficiados estão: Residencial Jundiaí, Jardim Sales, Núcleo Balsan, Colônia, Ivoturucaia, Sorocabana, Jardim das Carpas, entre outros. Na Vila Nambi, por exemplo, uma praça na rua Palmeira dos Índios foi revitalizada e conta hoje com playground e academia ao ar livre. Ali, as crianças do bairro ocupam o espaço e se divertem com casa de madeira, escorregador, balanço e outros equipamentos. O mesmo ocorreu na praça Mirante, no Bela Vista.

Conceito Pet e Família
Próxima à Unidade Básica de Saúde da Colônia, a praça Duque de Caxias é um dos espaços que receberam o conceito de Pet e Família, ou seja, um local que oferece espaço para as pessoas e também para os animais de estimação. Com valor estimado de R$ 120 mil, a obra foi entregue à população no início de dezembro do ano passado. Em dezembro também foi entregue uma praça no mesmo conceito na rua Doutor Eloy Chaves, na Ponte São João.

Espelho D’água
No ano passado foi entregue pela Prefeitura de Jundiaí um parque ao redor da Lagoa Espelho D’Água, no Mato Dentro. O espaço conta com pista de caminhada, ciclofaixa, quiosques, mesas e bancos de concreto, brinquedos para as crianças, academia ao ar livre e postes com iluminação de led.

Obras em andamento
A construção e revitalização de novos parques e praças segue em andamento pela Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos. Um deles é a do Parque Urbano e Botânico no Jardim Santa Gertrudes, orçada em R$ 500 mil e com 35% concluída. Atualmente, já foram feitos no local os lagos e a quadra e ainda serão implantados playground, estacionamento, brinquedos, academia e pista de caminhada.

No Jardim Novo Horizonte está sendo construído um parque urbano na rua Henrique Brunini, já com 97% das obras concluídas. Seu orçamento é de 1,2 milhão. A área conta com pista de caminhada de 1,5 mil m² e ciclovia de 1,4 mil m².

Já no bairro Cidade Jardim está sendo feito, na fase 1, o Parque Cidade Jardim, localizado na rua Elisa Machado Benassi. A obra está com 74% de conclusão e a previsão de término é 30 de junho. No Bonfiglioli ocorrem as obras de revitalização do Bosque Hermindo Rossi, conhecido como Bosquinho, com a obra em finalização.
__
Mais notícias de Jundiaí no Portal 7 Cidades.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



NOTÍCIAS  |   10/05/2021 20h33

Jundiaí - SP
 

NOTÍCIAS  |   08/05/2021 12h11

Jundiaí - SP
 

NOTÍCIAS  |   07/05/2021 20h05

Jundiaí - SP