NOTÍCIAS

Janeiro Branco: serviços são voltados para a saúde mental




Foto: Site Oficial Prefeitura de Jundiaí

Uma campanha nacional chamada "Janeiro Branco" dedica todas as ações no mês à saúde mental e emocional na vida de todos. Em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) está estruturada para atender questões em saúde mental, desde casos leves até os de maior complexidade. 

O formato do atendimento é individualizado, além de grupos terapêuticos (com formato adequado em virtude da pandemia), visitas domiciliares, consultas compartilhadas, cuidando das pessoas com sofrimento psíquico leve e moderado. Em 2020, as equipes do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) realizaram em média 332 atendimentos ao mês, apenas os casos de saúde mental.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem atendimento completo para a população, composta por serviços que garantem cuidado à saúde mental em seus diferentes níveis (Atenção Básica, Atenção Especializada e Hospitalar). Jundiaí também disponibiliza quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), voltados ao atendimento de adultos, crianças e adolescentes com sofrimento psíquico de maior gravidade. 

Além dos equipamentos de saúde, o município atua com o Consultório na Rua, que promove ações de prevenção e cuidado em saúde junto a população em situação de rua, e com dois serviços Residenciais Terapêuticos, que acolhem pacientes atendidos em longas internações psiquiátricas, promovendo sua ressocialização. 

Ainda com a chegada da pandemia, a cidade passou a oferecer o Disque 156 Coronavírus Apoio Emocional, para auxiliar a população durante o período que tem assolado o mundo. O foco são as pessoas em sofrimento relacionado às doenças, inclusive pela própria covid-19, seja por causa da à própria saúde, pelo adoecimento de familiares, questões sociais derivadas da pandemia, isolamento ou perda de emprego. O acolhimento pelos profissionais de Saúde sobre essas dificuldades são importantes para que a pessoa seja orientada para melhores condutas e formas de manutenção da qualidade de vida. 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



NOTÍCIAS  |   15/01/2021 17h44

Jundiaí - SP
 

NOTÍCIAS  |   15/01/2021 17h15

Jundiaí - SP
 




NOTÍCIAS  |   15/01/2021 16h17

Jundiaí - SP
 

NOTÍCIAS  |   15/01/2021 13h30

Jundiaí - SP