NOTÍCIAS

Livro em homenagem a Tarsila do Amaral é lançado oficialmente em Itupeva


Cineteatro Municipal Aluízio Rebello de Araújo foi o palco da apresentação do livro.

O lançamento oficial do livro ‘O Colorido Mundo de Tarsila do Amaral, a Pintora do Brasil’, das autoras Patrícia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral (sobrinha-neta da artista), ocorreu na noite desta quarta-feira (15), transmitido ao vivo do Cineteatro Municipal Aluízio Rebello de Araújo.

A solenidade contou com a presença de autoridades, gestores e coordenadores das unidades escolares, bem como a equipe técnica da Secretaria de Educação, e foi animada pelo grupo de professores de música da rede, ‘A Culpa é do Cavaco’, que apresentou a canção ‘Forma Singela’, em homenagem à artista.

O prefeito Marcão Marchi enfatizou a valorização da cultura, através deste lançamento tão importante para o município. “Esta obra representa o resgate da cultura para as crianças conhecerem nossa cidade. A admiração por Tarsila do Amaral é enorme e, por meio deste projeto, queremos deixar um legado para as gerações do futuro. Hoje estamos escrevendo um importante capítulo na educação e na cultura. Porém, temos mais planos em vista, que serão desenvolvidos em breve”, confirmou, adiantando sobre uma ideia embrionária, de implantação de um Parque das Crianças. “Queremos implantar neste espaço um memorial de Tarsila do Amaral”, destacou o chefe do Executivo Municipal, afirmando que: “plantamos a semente da cultura e tenho a certeza que teremos muitos frutos”, disse.

A live desta noite foi conduzida pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa. Ele demonstrou muita emoção em fazer parte deste momento tão valioso para a cultura e educação do município. “O objetivo deste projeto foi despertar a cultura na população como um todo. Por isso, agradeço a todos aqueles que puderam participar e colaborar com essa realização, que enaltece a nossa terra e também não poderia deixar de lembrar que este mês é dedicado a Tarsila do Amaral. Portanto, foi uma noite histórica”, comentou.

O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, ressaltou que a materialização e o lançamento oficial desta obra são feitos grandiosos para Itupeva. “Afinal, uma parte importante da história de Tarsila do Amaral foi vivida nesta cidade e não poderíamos deixar de homenageá-la. Trata-se de um reconhecimento justo para quem sempre – através de suas obras - levou o nome da cidade para todas as partes do mundo. Hoje estamos realizando um sonho, a partir do lançamento deste livro, considerando que suas inspirações são baseadas em Itupeva. Esse projeto teve o envolvimento de toda a Rede Municipal, crianças, alunos e familiares. É um trabalho que mexe demais com a emoção de todos. É muito gratificante viver um momento como este”, afirmou.

A escritora Patrícia Engel Secco salientou o quanto foi incrível produzir este livro e também detalhou sua parceria com Tarsilinha do Amaral. “Agradeço por todos os sorrisos e emoções desta noite. Eu não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. No mundo em que as pessoas buscam representatividade, as crianças de Itupeva podem dizer com orgulho sobre Tarsila do Amaral. Por isso, minha gratidão é imensa pelo prefeito Marcão, pelo vice Mustafa, pelo secretário Fábio e, principalmente, por essa parceria tão especial que mantenho com Tarsilinha do Amaral”, resumiu.

Ainda durante a live, Patrícia apresentou uma novidade para o público que acompanhou o evento. “A personagem do livro ‘O Colorido Mundo de Tarsila do Amaral, a Pintora do Brasil’, a pequena Maria Laura, foi gentilmente doada pela editora Foccus para Itupeva e será representante do público infantil. Trata-se de uma menina que ama, conversa e compreende Tarsila do Amaral”, descreveu.

Agregando informação sobre este assunto, a diretora executiva da Editora Foccus, Stelita Paes, presente no Cineteatro Municipal Aluízio Rebello de Araújo, explicou que a imagem da personagem Maria Laura poderá ser utilizada pelo município nas ações educacionais, de turismo, entre outras áreas. “É uma honra e um privilégio. A Maria Laura é inspirada na minha filha e chegamos a este estilo de hoje, que representa todas as crianças”, contou.

Tarsilinha do Amaral demonstrou muita felicidade e orgulho pela ocasião. Ela enalteceu essa parceria com o munícipio, em traduzir, de forma lúdica, a vida de sua tia-avó. Ficou muito feliz em participar do lançamento do livro e, principalmente, de contribuir e fazer parte de todo o processo da obra. “A minha tia-avó passou grande parte de sua vida em Itupeva, sendo inspiração para suas artes. Quando surgiu a ideia deste projeto, o propósito era mostrar para as crianças essa história dela com o município. Fiquei muito emocionada com essa iniciativa. A cultura, a arte e a educação são grandes alicerces para o futuro das próximas gerações. Eu frequento Itupeva desde pequena e sempre tive vontade de desenvolver esse projeto por aqui e quero sempre estar com vocês”, expressou.

Durante o evento foram exibidas imagens dos processos de construção das releituras feitas pelas crianças da Rede Municipal de Educação, que, inspiradas nas obras da artista, produziram telas, painéis, esculturas e criações individuais ou coletivas, expressando sentimentos e criatividade, retratando o encantado e colorido mundo de Tarsila.

Representando os profissionais da Educação, a diretora da EMEFEI Bairro da Mina, Katia Fabiana Sato, detalhou como foi o processo e desenvolvimento deste projeto em sala de aula, com os estudantes da unidade escolar. “Hoje foi um evento muito importante para a cultura e para a educação do nosso município. Trabalhamos há bastante tempo pintores e autores na Rede Municipal, inclusive Tarsila do Amaral. Portanto, é uma verdadeira emoção ver que as nossas crianças são as protagonistas dessa história”, resumiu.

Exposição - Uma coletânea dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos estará exposta no período de 16 a 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, no Hall de Entrada do Paço Municipal – avenida Eduardo Anibal Lourençon, 15, no Parque das Vinhas.

Sobre a obra
O livro complementa o trabalho iniciado com o projeto ‘Redescobrindo Tarsila do Amaral nas escolas de Itupeva’, que proporcionou a todas as crianças o acesso à vida e à obra da artista, considerada uma das mais importantes do Brasil e que viveu períodos em Itupeva.

Tarsila do Amaral e suas criações
Suas obras retratam o colorido pôr-do-sol da região, cactos e capivaras, pedras e montanhas de diferentes formatos encontrados no município.
Através do texto e das imagens do livro, as crianças puderam vivenciar as experiências artísticas de Tarsila e com ela viajar pela história da região, suas riquezas naturais e belas paisagens.

Distribuição dos exemplares - A obra ‘O Colorido Mundo de Tarsila do Amaral, a Pintora do Brasil’ foi distribuída inicialmente aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A próxima fase contemplará estudantes da Rede Particular.

Saiba mais - Também estiveram presentes no evento desta noite os vereadores Lucas Schiavi (Fumacinha), Eliana Borges e Ana Paula Marciano.
__
Mais notícias de Itupeva no Portal 7 Cidades.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



NOTÍCIAS  |   15/10/2021 18h12

Itupeva - SP
 




NOTÍCIAS  |   14/10/2021 18h57

Itupeva - SP
 

NOTÍCIAS  |   13/10/2021 20h33

Itupeva - SP